terça-feira, 25 de novembro de 2008

LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Conhecendo Romero Britto

Estamos prestes a começar o ateliê de releituras de Romero Britto e para que seja realmente um sucesso é necessário conhecê-lo primeiro, suas origens, trajetória e obras. Postei aqui um pouco sobre sua biografia mas vocês conhecerão melhor o trabalho dele clicando no link no final desse texto.
Romero é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Miami.
Nasceu em Recife, 6 de outubro de 1963 é artista plástico e escultor.
Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria, colorido e imaginação, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodka Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada.
Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em
sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.
Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à
Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro: "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."
Freqüentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na
Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.
Na maioria das obras de Romero Britto, ele usa textura gráfica e, geralmente, elas tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura (em grande parte das obras).
Atualmente, Romero mora nos
Estados Unidos da América, e é casado com a estadunidense Sharon, com quem tem um filho.

.
.
.
Os Dez Mandamentos do Professor
.
1º- A nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas de educar nosso aluno como pessoa humana.
2º- Preparar o educando para o exercício da cidadania.
3º- Construir uma escola democrática .A gestão democrática é a palavra de ordem na administração das escolas.
4º- Qualificar o educando para progredir no mundo do trabalho
5º- Fortalecer a solidariedade humana
6º- Fortalecer a tolerância recíproca
7º- Zelar pela aprendizagem dos alunos. O zelo pela aprendizagem passa pela recuperação daqueles que têm dificuldade de assimilar informações.
8º- Colaborar com a articulação da escola com a família.
9º- Participar ativamente da proposta pedagógica da escola
10º- Respeitar as diferenças.

por Vicente Martins - Professor de Lingüística da UVA com mestrado em educação pela UFC

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Projetos - Porta Retratos / Leitura e Escrita

Escola M. Stephânia Alves Bispo
Turmas de 5ª a 8ª- EAJA
Realização: Outubro/novembro 2008


Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o professor Raniere (História) e teve como objetivo customizar, atribuir um toque personalizado a um porta retrato. Previamente usamos a biblioteca como estúdio onde os alunos foram fotografados individualmente. Depois observamos vários modelos através da internet em uma aula no ambiente informatizado. O ateliê só começou a ocorrer na terceira aula e durou por mais quatro, totalizando seis aulas por turma. O resultado pode ser avaliado pelos comentários dos alunos. Veja fotos do trabalho concluído nos slides da barra lateral .

Projetos de leitura e escrita na EAJA
Realização agosto/setembro



Expressões Idiomáticas

Desta vez iremos tratar de expressões idiomáticas focadas a leitura de imagem. Pouca gente sabe, mas as expressões usadas por todo mundo, a toda hora, têm origem em hábitos muito antigos. Em alguns casos, surgiram de fatos históricos, mas ganharam a boca do povo. Tudo isso além de ser usada no dia a dia também pode ser empregada na comunicação por meio de imagens.

Pisando na bola
Engolindo um sapo
Tirar a água do joelho
Chorar o leite derramado
Trocando as bolas

Foram apresentadas aos alunos cerca de trinta imagens onde eles deveriam identificar a expressão correspondente e escrever sobre o significado da metáfora empregada.
Todas as imagens pertencem ao livro:
"PEQUENO DICIONÁRIO ILUSTRADO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS"
Autores: Everton Ballardin e Marcelo Zocchio

Charges de Jorge Braga e Mariosan
Foram recortadas várias charges de jornal e distribuídas em pequenos grupos de alunos para que eles discutissem sobre a mensagem contida em cada uma delas. Após concluirem sobre o conteúdo das mesmas deveriam escrever e apresentar oralmente sobre a conclusão da crítica embutida nas imagens. Os trabalhos foram expostos no mural.







Em breve descreverei sobre outros projetos que já executamos sobre leitura e escrita:
-Pérolas do ENEM
-Palavras cruzadas

Outros que estão em desenvolvimento:

-Arte de Romero Britto
-Rádio Escola





E.M. Stephânia Alves Bispo

Projetos do 1º semestre de 2008

7ª série - EAJA
Problemáticas sociais da minha cidade, do meu bairro e da minha escola

Onde você esconde o seu lixo?
Visita monitorada ao aterro sanitário da cidade. Acompanhamento do processo de coleta e tratamento do chorume. Palestra sobre coleta seletiva e diferença entre reciclagem, reaproveitamento e reutilização.




Fotos tiradas pelas alunas Selma, Naiane, Lorrane e Samanta.

A feira livre do meu bairro
O desperdício a sujeira e a gambiarra fazem parte do cotidiano, é tão comum que nem nos damos conta. O que poderia ser mudado?

Vandalismo no espaço da escola Como Evitar, Punir ou conscientizar? Qual o caminho?

A conclusão do trabalho foi uma apresentação para todas as turmas com uso do data show e comentário dos alunos envolvidos sobre o processo de construção de todas as etapas da pesquisa
...............................................................................................................................................

Música e Dança
O ritmo e a expressão corporal também são formas de linguagem.
Os jovens gostam de música e dança, mesmo que o professor não simpatize com determinados estilos é preciso respeitar a preferencia deles, assim temos argumento para introduzir o estudo de outros ritmos e movimentos.

Veja mais imagens em Galeria de Fotos


Conhecendo as obras de Tarsila do Amaral

E.M.Regina Helou- 2003
Turmas da EAJA
Atividades Complementares

Tínhamos dificuldades na execução das atividades complementares aos sábados, os alunos raramente compareciam, esse projeto sobre o Modernismo no Brasil movimentou toda a escola, a participação de outros professores foi valiosa. Quando existe um planejamento o resultado é surpreendente.

Foi realizado antes um estudo sobre Tarsila, os alunos foram divididos em grupos e escolheram uma obra, com base em uma xerox colorida fizeram a releitura. O resultado foi um lindo muro que serviu de suporte para outras aulas .


Para quem não participou da pintura´no muro teve a oportunidade de pintar panos de prato, modelagem em argila ou um ateliê de pintura em tela com tema livre.


“Estar atento significa estar disponível ao espanto. Sem espanto não há ciência, não há criação artística. O espanto é um momento do processo de pesquisa, de busca. Essa postura de abertura ao espanto é uma exigência fundamental ao educador e à educadora. [...] O espanto não é o medo que ele tem nem é coisa de ignorante. O espanto revela a busca do saber.”
(Paulo Freire)

Arte Figurativa e Bonecas em Cabaças

Arte Figurativa

Tipo de arte que se desenvolve , principalmente na pintura, pela representação de seres , objetos e figuras reconhecíveis do cotidiano, com vários níveis de realismo










Bonecas em Cabaças


O suporte para se desenvolver um trabalho é por vezes irrelevante sob o aspecto artístico, tanto pode ser sofisticado quanto o bronze,ou banal quanto uma cabaça, o resultado depende da sutileza de enxergar a peça antes que o trabalho se concretize.

Cabaça ou Porongo

É a designação comum dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas.O fruto seco é amplamente utilizado em diversos países do mundo, de várias formas:

*Vasilha para uso em refeições, como cuias ou copos;
*Moringa para transporte de líquidos, normalmente, água para se beber durante uma viagem; *Cisterna para armazenamento de líquidos em regiões secas ou que não dispõem de outros meios;
*Amplificador acústico em instrumentos musicais, como o berimbau, chocalho, afochê, maraca, sequerê ou xequerê, abê e malimba;
*Artesanato;
*Porta-objetos;
*Brinquedos, bonecas.
Fonte:Wikipédia







O formato sugestivo de figura humana compõe um conjunto harmonioso







Formas semelhantes e diferentes resultados

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Arte Abstrata e Mandalas

A arte abstrata é aquela que não representa objetos do mundo natural, que não representa figuras, mas usa as cores e as formas (geométricas, em sua maioria) de modo não-figurativo.

Colagens e acrílica sobre tela 120x80

Colagens com interferência de lápis de cor 20x30
Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino



Essa era grande, precisei de ajuda.



Acrílica sobre tela


Pastilhas de cerâmica
Todas as obras são de minha autoria

Oficinas de Arte do Memorial do Cerrado

Memorial do Cerrado - Semana do Folclore

Veja mais fotos em Galeria de fotos















“Todo o Homem é potencialmente criador, mas a pressão do meio, os aspectos culturais, os valores morais, as condições sócio-econômicas e as limitações psicológicas tendem a restringir consideravelmente a criatividade do indivíduo, chegando mesmo ao ponto de destruí-la por completo.” Paulo Coelho



Fazendo Galinhas D'Angola


A experiência do fazer nos leva ao conhecimento. Costumo dizer que o exercício da arte ocorre de duas formas, através da técnica (que o homem transmite para o homem), e através do dom (que Deus generosamente cede a alguns), e quando um individuo possui a técnica e o dom, devemos chamá-lo de artista.

Quem Sou Eu
















Professora de Artes da Rede Pública Municipal
Artista Plástica
Artesã













Catálogo da Cooperativa de Artistas de São Paulo
Convite para Semana do Folclore da UCG
Convite para noite de Autógrafos
Convite para o Circuito Internacional
Catálogo da Exposição na Fundação Jaime Câmara













Matérias no Jornal o Popular
Prêmio Novos Valores da Fundação Jaime Câmara
Artesanato para Exportação



















Prêmio SESI de Arte e Criatividade
Menção Honrosa em arte Abstrata













Placa de Prata
Menção Honrosa Internacional do Museu
de Arte da Pampulha - Belo Horizonte



















Diplomas de Exposições Internacionais
Embaixada Brasileira em Paris - França
Embaixada Brasileira em Madrid - Espanha